Alicia Marquez traz as cores de Sevilha à Feira Flamenca

A bailaora sevilhana Alicia Marquez é a principal artista convidada pela Kabal para realizar workshops e cursos nesta 10ª edição da Feira. “O nosso enfoque era trazer uma artista reconhecida fora do circuito de Madrid”, explica Déborah Nefussi, que junto a Ana Paula Campoy e Carolina da Mata, compõe a Kabal, organizadora e idealizadora do evento. “Alicia Marquez, que se formou pela tradicional ‘Escola de Baile Sevilhano’ de Matilde Coral, tem uma proposta muito conhecida em Sevilha, e a desenvolve em sua própria escola. O que procuramos, sempre, é priorizar o bom ensino da dança flamenca”.

Desde o primeiro dia do evento, Alicia Marquez estará ministrando cursos e workshops para diferentes níveis (iniciante, intermediário e avançado) e com temática abrangente. Na noite de sábado, ela se apresenta juntamente com Dayana Gonzales, Flavio Rodrigues, Beto Angerosa, Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, Deborah Nefussi e o cantaor argentino, Maxi Serral, no show internacional do evento.

Alicia, que já esteve no Brasil no Festival de Dança de Curitiba, além da Argentina e do México, levou bonitas lembranças e ótimas impressões dos palcos latinoamericanos. “Foi uma experiência maravilhosa para mim”, lembra a bailaora em entrevista para o Flamenco Brasil. A forte e crescente presença da arte flamenca em terras latinoamericanas é, para ela, uma grande satisfação. “Só posso ver esta expansão com bons olhos e muita alegria, como é intensa esta energia flamenca que existe a nível mundial”, diz.

Declara-se apaixonada pelos ritmos do Brasil e está ansiosa por encontrar seus alunos brasileiros. “Posso lhes dar a plena certeza de que vamos nos divertir muito com o flamenco”, anuncia.

Com certeza, esta será uma excelente oportunidade para quem estuda e se dedica ao flamenco, tanto amadores como profissionais. Alicia Marquez entrou no mundo do flamenco pelas mãos da grande maestra e bailaora Matilde Coral. Estudou Dança Espanhola e Arte Dramática no Conservatório de Sevilha. Integrou as Companhias de Mario Maya e a Andaluza de Danza, trabalhou na Bienal de 1988 com Rafael Aguilar junto a Matilde Coral, e fez parte do espectáculo “Azabache” con Manolo Marín na Expo de Sevilha.

Participou dos filmes “Flamenco” e “Sevillanas” do diretor espanhol Carlos Saura, filmes obrigatórios para quem gosta ou estuda esta dança. Em 2003, Alicia estreou seu espetáculo “De la memoria” no ciclo Flamenco, e em 2005 atuou no Festival de Jerez com “Dos mujeres dos miradas”.

Desde 2005 ministra cursos no Festival de Jerez e foi professora e coreógrafa de bata de cola no Ballet Nacional de España. Participou de diversos festivais pelo mundo com espetáculos da sua companhia, como Festival Flamenco de Mont de Marsan, Festival Flamenco de Molfetta e Milano Flamenco Festival. Fez turnês em Moscou,Toronto, Paris, Israel, Grecia e Holanda.

Atualmente viaja pelo mundo com seus espetáculos, além de, claro, realizar cursos e workshops por onde passa.

Confira os horários e valores dos cursos no site: www.feiraflamenca.com.br

Publicar comentário