Yolanda Heredia retorna ao Brasil com sua essência gitana

A renomada bailaora gitana Yolanda Heredia, retorna às terras verde-amarela  diretamente de Sevilha em novembro. Estará na ilha de Florianópolis para  nos prestigiar com  sua maestria e  essência pura na arte de bailar e expressar o Flamenco.
Yolanda é reconhecida mundialmente como “grande maestra da bata de cola”  e por seu excelente trabalho ao ensinar  o manejo e técnica no baile com bata de cola.  Grandes artistas como Concha Jareño, Belén Fernández, La Moneta, Pilar Ogalla, Chloé Brulé, Belén Maya e  Rafaela Carrasco  foram alunas  de Yolanda Heredia e faz parte do universo desses bailaores a arte a técnica e exercícios aprendidos com ela.

A artista vai ministrar um workshop em  Florianópolis onde os  brasileiros  terão a oportunidade de desfrutar de ensinamentos cerneados pelas marcas de um caminho  que encanta o mundo. Honrando os antepassados e suas raízes, Yolanda  traça a jornada de seu trabalho em sala de aula trazendo a tona a força  intrínseca ao flamenco, a energia intensa  que o move em equilibrio com a leveza; tudo  conectado  aos elementos que compõe a arte  (cante, guitarra, palmas)  e ao treinamento da escuta interna de cada aluno.

Para a bailaora “o Flamenco é mais que uma arte. É uma cultura ancestral passional  conectada às raízes da mãe terra; é alma, é vida  e passos que vão muito mais além da técnica, mas sobretudo, o coração.  O  Flamenco  está acima  do corpo físico. Ele atinge a alma que dá a  vida e move o corpo que o representa”.

Yolanda fala sobre o Baile Flamenco…

” Procuro nas pessoas aonde está guardada a emoção que tentam esconder como se tivessem se protegendo de algo, afim de fazê-las recordar do sentir da emoção espontaneamente sem julgamentos  e que  bailem não com a verdade do outro, mas com a sua própria verdade. Rogo para não percam o ” enamoramento”  pelo Flamenco, que compreendam que as limitações existem para crescer, que não percam a paixão, o coração. O flamenco é infinito e serve de guia para cuidar de seu estado interno frente ao que se está aprendendo. Isso gera sua personalidadeÉ um presente muito grande poder compartilhar minha cultura e a  ancestralidade que a envolve  e que eu  tanto amo,  além da grande satisfação de ver brasileiros engajando-se e cultivando ainda mais o  amor pelo flamenco.

Yolanda2011

Nas  aulas de  especialização e  técnica em bata de cola, vamos  recordar que a técnica reverencia a  sensiblidade e  o respeito ao corpo feminino.  O mistério pertencente ao flamenco também é  para que regeneremos nossa personalidade e decifremos a si mesmos. Eu por exemplo, tinha um baile forte e um pouco cortante. E me dei conta que algo faltava , e com a Bata de Cola, senti minha própria feminilidade num caminho da transformação.”


“YOLANDA HEREDIA” en Bs.As. -VIVE FLAMENCO- Proyecto Documental from LA HUELLA on Vimeo.

Sua Trajetória
A bailaora pertence a uma familia de artistas, sendo filha do grande cantaor Jesús Heredia. Além do aprendizado com gitanos  de seu meio, Yolanda estudou  com grandes nomes como Enrique el Cojo, Manolo Marín, Farruco, Mario bienalMaya e  Milagros Menjíbar. A maestra foi solista no tablado ‘Los Gallos’  aos 12 anos de idade, destacando-se desde os anos 80 em tablados, peñas flamencas e festivais. Também foi uma das maestras da escola Amor de Dios em Madri, uma das referências mundial de flamenco.

Yolanda Heredia foi Premio Nacional de Córdoba (Espanha), finalista na competição coreográfica no Teatro Albeniz com o espetáculo “Mulheres à beira de uma bata de cola”, participou do Festival de Jerez com Alejandro Granados  e  do  Festival Flamenco de Alburquerque com Juana Amaya e Alejandro Granados.

O renomado fotógrafo colombiano Afanador Reuben escolheu Yolanda Heredia para o  cartaz que expôs ao mundo a XV edição da Bienal de Flamenco.

 

Serviços

Workshop de baile flamenco al cante em Florianópolis com bailaora gitana “Yolanda Heredia”.
As aulas de acontecerão nos dias 20,21 e 22 de novembro  (Sexta, sábado e domingo), contemplando separadamente cada nível: Bata de Cola,   Iniciante Básico, Intermediário/ Avançado.

12195130_1006116729430259_1608958099718888567_o

CONTEÚDO DOS CURSOS

 1.1 QUEM DEVE PARTICIPAR
Professores, bailarinos  estudantes de flamenco e iniciantes.  Ele é dividido em nível
Iniciante, Intermediário, Avançado e Bata de Cola.
1.1  Classe Bata de Cola
Iniciação técnica ao domínio da bata de cola.
Estudante: destina-se a alunos que têm pelo menos um nível básico de flamenco e dançarinos profissionais que desejam usar a bata de cola como pesquisa ou investigação .  Não é necessário ter uma bata para fazer aula.
 
2. NÍVEIS E HORÁRIOS
Nível 1 Básico / Iniciante –  Bulerias
Nível 2 Interm/avanç –  Seguiriyas
Classe Bata de Cola  (todos os níveis) – Preparação técnica

As aulas têm duração de 1 hora e meia ,nos dias 20, 21 e 22 de novembro (sexta, sábado e domingo):
 
Horários
Nível I Iniciante/intermediário:

sexta 18:30 ás 20:00
sáb e dom –  9:00 ás 10:30

Nível II Intermediário/Avançado das 20:00 ás 21:30
sáb e dom – 10:30 ás 12:00

Bata de Cola (Nivel I e II)  das 21:30 ás 23:00
sáb e dom  – 12:00  ás 13:30

Inscrições e valores
Nível 1 ou 2 R$ 330,00   até 15/11/2015
Bata de cola R$ 350,00 até 15/11
Contato: yolandaherediabrasil@gmail.com

Local: Cazu escola de dança e música

Rua Jõao de Deus, 43
Bairro trindade – Florianópolis

 

Publicar comentário