Peña flamenca na Livraria Cultura do Market Place em São Paulo

Projeto ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia  convida a uma vivência cultural inédita, como a de  tradicionais clubes de flamenco da Espanha com a presença do guitarrista Flavio Rodrigues, do cantaor Fernando de Marília e das maestras Milene Muñoz e Ana Paula Campoy.

Uma Peña Flamenca vai tomar conta do palco da Livraria Cultura do Shopping Market Place no dia 6 de novembro. A iniciativa, inédita nesse contexto vem da Freeway Viagens e do Portal Flamenco Brasil, como parte do projeto ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia, criado para promover o destino Sul da Espanha e a arte flamenca no Brasil.

As tradicionais peñas flamencas são clubes de aficcionados pela arte flamenca, para a exaltação e difusão do cante, do baile e da guitarra. Tiveram seu auge a partir dos anos 60 na Andaluzia, estendendo-se por toda a Espanha e diversos outros países. Nesses locais, o flamenco é tema contínuo das reuniões e recitais, tanto de intérpretes consagrados como de novas promessas da cena desta arte internacional.

Em cena, as bailaoras Ana Paula Campoy e Milene Muñoz convidam o público para conhecer a arte flamenca por meio de interpretações e explicações,  ao lado do cantaor Fernando de Marília e do convidado especial, o guitarrista Flavio Rodrigues . Assim como ocorre nas tradicionais peñas espanholas, o evento sugere uma vivência cultural descontraída, com apresentações de música e baileque remetem ao berço e a alma do mais puro flamenco: a região da Andaluzia.

A ideia desta noite é promover um passeio por diversas cidades do Sul da Espanha através dos palos –nome que se dá a cada estilo de cante. De Cádiz, vêm as alegrias e cantiñas. Em Sevilha, há as soleás e os tangos de Triana, além das típicas e famosas sevilhanas. Passando por Jerez, uma das cidades mais flamencas do Sul da Espanha, a força vem das bulerías e da dramaticidade das seguiriyjas. Em Córdoba, há ainda os fandangos e as rondeñas. Sem esquecer dos tantos e das granaínas de Granada.

São lugares que integram um novo roteiro pela Andaluzia, da Freeway Viagens, que o público terá a chance de conhecer, neste encoontro, através da música. Uma experiência inédita, em que será possivel aprender, compreender e desfrutar desta arte maravilhosa! Na mesma noite, será também apresentado o disco “Anyway”, trabalho autoral do guitarrista Flavio Rodrigues, paulistano que viveu 18 anos na Espanha e rodou o planeta, acompanhando os grandes nomes da cena flamenca internacional.

Sobre o roteiro Freeway para a Andaluzia

Berço do flamenco, a região da Andaluzia, no Sul da Espanha, é um destino mágico! Visitantes de todas as partes do mundo viajam para essa região em busca de sua luz, suas cidades monumentais, e seu ritmo inconfundível. Para conhecer esse pedaço tão particular da Espanha, sem pressa e como tem de ser, a Freeway Viagens criou um roteiro único, inspirado nos passos do flamenco, que mistura música, dança, arte, arquitetura, gastronomia e, claro, os excelentes azeites e vinhos espanhóis. A história e a arte flamenca harmonizam com o vinho e a comida nesta viagem que contempla a paixão pelo flamenco e um panorama cultural da Espanha capaz de despertar os cinco sentidos.

La Alhambra -Granada

La Alhambra -Granada

Um roteiro que dá um baile nos similares, porque conta com a consultoria do portal Flamenco Brasil, o maior portal brasileiro sobre o tema.Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, o flamenco tem suas raízes na Andaluzia, no final do século 18, e um de seus redutos em Sevilha.  Ainda que não exista uma versão sustentável sobre sua origem, acredita-se que tenha surgido nos círculos ciganos, e seguiu mundo afora, por conta da mescla cultural que historicamente aconteceu ali. O nome Andaluzia vem do árabe “Al-Andalus”, que se refire às regiões que estiveram sob o domínio árabe entre 711 e 1492.

Sobre a Freeway Viagens

Referência em turismo sustentável e de alta qualidade no Brasil, a Freeway Viagens (www.freewayviagens.tur.br) é uma operadora de turismo criada há 31 anos por Edgar Werblowsky e Sonia Werblovsky. Pioneira em ecoturismo no país, possui um histórico de criação de grandes roteiros pelo Brasil, América do Sul e em todo o mundo. Levando em conta o melhor da natureza e da cultura de cada destino, a Freeway promove viagens de conhecimento, sempre com anfitriões ligados ao assunto para conduzir seus clientes, em viagens individuais ou em pequenos grupos.

Serviço:
Penã Flamenca
Quando: dia 6 de novembro
Onde: Livraria Cultura Shopping Market Place
Horário: 19h30
Preço: R$ 40

Artistas:
Flavio Rodrigues: guitarra flamenca e cante
Fernando de Marília: cante
Milene Muñoz e Ana Paula Campoy: baile flamenco

Endereço: 
Avenida Dr. Chucri Zaidan, 902 – Brooklin – Shopping Market Place, São Paulo – SP, 04583-903, tel. (11) 3474-4033
www.livrariacultura.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br

Informações para a Imprensa
Freeway Viagens
Carolina Ferrero
ferrero@freeway.tur.br
tel. 11 – 5088-0999

Rosane Queiroz
Jornalista e aprendiz de flamenco
rosanequeiroz11@gmail.com
tel. 11-98787-3089

Publicar comentário