Curso inicia em outubro com a bailaora e maestra Vera Alejandra
Além dos cursos regulares de dança flamenca, a Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca abre espaço para uma nova turma de castanholas, a partir de outubro. Instrumento de percussão essencial no flamenco, a castanhola marca o ritmo e imprime um som inconfundível ao acompanhamento. Constituída em Madeira ou fibra, em forma de prato fundo, perfurada e ornamentada com um cordão que se prende ao redor do dedo polegar, seu nome deriva do formato, que lembra uma castanha. O novo curso será ministrado pela bailaora e maestra Vera Alejandra, diretora da escola e um dos principais nomes do flamenco no Brasil.”
A castanhola é tão importante na dança espanhola, que não há como dissociá-la dessa arte “, diz Vera Alejandra.. A técnica de castanhola desenvolve o ritmo, além de ajudar a manter as mãos saudáveis e ágeis.
Além da turma nova de castanhola a Cuadra está oferecendo uma turma de básico ( para quem nunca fez flamenco) às 5as feiras, das 20h45 às 22h. Quem quiser pode começar, não precisa esperar o início do ano para iniciar-se nesta dança tão fascinante!
A Cuadra Flamenca surgiu da necessidade de criar um ambiente agradável que possibilitasse, além da prática da arte flamenca, um intenso contato do público com o universo flamenco e um intercâmbio de conhecimento entre seus apreciadores. Em 10 anos de atividade, a Cuadra Flamenca se consolida cada vez mais como um verdadeiro centro cultural de tudo o que envolve o universo do Flamenco —a cultura, a dança, a música e o ritmo.
Assista Vera Alejandra Biglione no Programa do Jô.
Sobre Vera Alejandra
Bailarina, coreógrafa, professora de dança flamenca, preparadora corporal e atriz, Vera Alejandra Biglione nasceu em Buenos Aires 9 de agosto de 1963. Logo no ano seguinte, seus pais se mudaram para o Brasil. Criada no Rio de Janeiro, desde cedo se interessou pela dança, e aos 3 anos deu seus primeiros passos numa pequena academia em Copacabana. No ballet clássico teve como professores Tatiana Leskova, Angel Vianna e Heloisa Vasconcellos. No modern jazz e tap dance foi aluna de Lenie Dale e Marly Tavares. Aos 13 anos, passou uma temporada na Inglaterra, na Bush Davies School, escola preparatória para o Royal Ballet. Aos 18, fez cursos livres em Boston (EUA) com alguns mestres de jazz and modern dance, entre eles, Judith Jamison do Alvin Ailey. Após a formação em clássico e jazz, Vera apaixou-se pela dança flamenca e buscou sua especialização nessa arte.
Sua iniciação foi com a grande bailarina espanhola Ana Esmeralda, radicada em São Paulo. Convidada a fazer parte de sua Cia., Vera fez sua primeira turnê de flamenco, em 1986, percorrendo diversas capitais brasileiras. Na volta da turnê, partiu para a Argentina buscando um aprofundamento na dança espanhola. Lá estudou com Luisita Pericet (repertório flamenco e clássico espanhol), Marines Lamadrid (flamenco) e ballet clássico com Alfredo Gurkel, do Teatro Colón.
No início de 1987, viajou para a Espanha onde viveu um ano, especializando-se com diversos maestros em Madrid, no famoso estúdio “Amor de dios”. Ali, estudou com Maria Magdalena, Faico Manzano, (tornando-se assistente dos dois), Cristobal Reyes e Carmen Segura (clássico espanhol e escola bolera). Buscando sempre manter-se atualizada com as tendências do flamenco, viajou à Espanha e Argentina, além de participar e, às vezes, promover cursos internacionais com renomados artistas flamencos como La China, Rafaela Carrasco, Domingo e Inmaculada Ortega, Javier Latorre e Adrian Gália, entre outros.
Além de atuar como bailarina, Vera Alejandra é professora e maestra de flamenco. Lecionou mais de dez anos no Rio de Janeiro, onde teve uma escola, promovendo a dança flamenca na cidade carioca, além de formar diversos profissionais que hoje atuam no cenário cultural do Rio. Desde que chegou a São Paulo (1998), lecionou no Studio Ana Esmeralda, no SESC Pompéia, no Ballet Stagium e na Cia. Terra. Em 2005, Vera fundou a Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca, onde atualmente ministra aulas, além de lecionar no Club Athlético Paulistano.
Além de montar e dirigir espetáculos profissionais com diversos artistas de todo o Brasil e com a Cia. Cuadra Flamenca, Vera dirige, ministra aulas e promove cursos em sua escola, formando profissionais, ensinando os “aficcionados”, e a cada ano realiza espetáculos amadores com os alunos, entre os quais se destacam: “Lorca com Volantes y Boleros” (2010) / “La Tasca“ (2011) / “La Argentina- Uma Homenagem a Antonia Merce” (2012)/ “América Flamenca” (2014). Em 2015, a Cia. Cuadra Flamenca prepara o espetáculo “Carraspana”, que será apresentado no Teatro Folha, em 16 de dezembro.
Curso de Castanholas com Vera Alejandra
Segundas-feiras, das 18h30 às 19h30
A partir de 5 de outubro
Mensalidade: R$ 170,00
Obs: Esta turma poderá ser freqüentada por quem ainda não toca castanholas mas é necessária uma pequena base em dança, pois a aula trabalhará técnica e montagem com castanholas Para quem fizer planos ou mais de uma turma há descontos especiais