Flavio Rodrigues apresenta seu CD solo “Anyway”

flavio-rodrigues-en-el-festival-de-la-guitarra-cordoba2010-6

Um show com o guitarrista flamenco Flavio Rodrigues, no palco do restaurante La Bodeguita, vai acontecer no domingo 25 de outubro. O lançamento do CD “Anyway” integra o calendário de eventos ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia, criado pela Freeway Viagens e o portal Flamenco Brasil, para promover a cultura flamenca em torno de um novo roteiro para a Andaluzia.

cartel-anyway-photoImagine a canção “Garota de Ipanema” interpretada em ritmo de bulería –um “palo” flamenco, como são chamados os diferentes estilos de cante. Com (re) interpretações como essa, e composições autorais, criadas em diversos lugares do mundo, o CD “Anyway”, apresenta um flamenco contemporâneo, internacional e muito particular do músico, que viveu 18 anos na Espanha e rodou o planeta, acompanhando os grandes da cena flamenca mundial. Falando assim, a escolha do título em inglês, “Anyway”, faz sentido. “É um disco autobiográfico, que reflete minha trajetória e o espectro universal do flamenco e da minha música”, diz Flavio.
Paulistano, naturalizado espanhol, Flavio Rodrigues despertou para o flamenco aos 10 anos, ao ouvir um som que “caiu de pára-quedas” na sala de sua casa, direto da Andaluzia: foi quando um amigo de sua irmã adolescente, recém-chegado de Jerez, pediu pouso, pegou o violão e dedilhou “Entre dos águas“, de Paco de Lucía. O menino que “fuçava” no violão desde os 5 anos, estimulado pelo pai, também músico, se encantou e encontrou ali, sem saber, um personagem do seu destino: Mauro Ransen, o amigo da irmã, com quem conviveu ainda muitos anos e aprendeu as primeiras técnicas da guitarra flamenca, como “rasguear”, “golpear”, “picar”.

Em 1992, ingressou na escola de música Groove, em São Paulo, onde iniciou seus estudos em Música Popular Brasileira e Jazz. Dois anos depois, em 1994, encontrou seu ambiente flamenco no lendário Centro Flamenco Pepe de Córdoba, depois de muito procurar algo ligado ao tema nas Páginas Amarelas da antiga lista telefônica. “Naquela época, não tinha internet, era uma dificuldade encontrar pessoas ligadas ao flamenco”, lembra. No Centro Pepe de Córdoba, vivenciou, na década de 90, os anos dourados do flamenco no Centro de São Paulo. “Era um lugar mágico, um pátio Andaluz, com arcos, onde o Pepe criou um ponto de encontro que jamais houve igual”, conta. Ali, Flavio conheceu gente como Laurita Castro, Fernando de La Rua, Yara Castro, Debora Nefussi, Cylla Alonso, entre outros tantos artistas que ainda habitam a cena flamenca atual na capital.

Em 1998, o músico viajou pela primeira vez para a Espanha, estudando com três grandes maestros: Manolo Sanlúcar, Gerardo Núñes e Rafael Riqueni. Em 2000, fixou residência em Madri, onde iniciou uma nova etapa em sua carreira, trabalhando e compartilhando o palco com grandes figuras do flamenco como Manuel Reyes, Miguel Poveda, Rafael Amargo, Maria Toledo, Antonio Canales, Rocío Molina, Domingo Ortega, Belén López, Adela Campallo, Pastora Galván, Olga Pericet, Belén Fernández, Rafaela Carrasco, Belén Maya, Maria Juncal,  Manuel Liñan, Marco Flores, Alfonso Losa, José Maya, Rubén Olmo, Paco del Pozo, Rafael Jiménez “Falo”, Talegón de Córdoba, Ana Salazar, Lole Montoya (Lole y Manuel), Montse Cortes, Pepe Habichuela,  José Luís Montón, Agustín Carbonell “Bola”, Chicuelo, Juan Parrilla, Domingo Patricio, Jorge Pardo, José Antonio Galicia, Rubem Dantas, José Soto “Sorderita”, entre muitos outros, além de artistas da MPB  como Filó Machado, Carlinhos Antunes, Yamandu Costa, Giana Viscardi, Sizão Machado, Thiago Espirito Santo etc.

Entre os diversos prêmios que acumula em seu currículo, destaca-se o prêmio “100 Latinos” (Fundación Fusionarte, España, 2012), junto a celebridades como Mario Vargas Llosa, Carlos Baute, Alaska e Alfredo Di Stefano.

Saiba mais flaviorodrigues-flamenco.eu

Serviço:
Show lançamento do CD “Anyway”
Quando: dia 25 de outubro
Onde: Restaurante La Bodeguita
Horário: 20h
Preço: não há couvert, mas é necessário fazer reservas.

Artistas:
Flavio Rodrigues: guitarra flamenca e voz
Viktor de Lima: baixo
Roberto Angerosa: percussão
Mariana Pilatos: violino
Milene Muñoz: colaboraçao especial baile flamenco
Endereço: Alameda Tietê, 360, Jardins, tel. (11) 2691-3557.
Site: www.labodeguitaespanola.com.br

Publicar comentário