Tapas, vinhos e um tablado com a bailaora Lu Garcia, em Campinas, levam às paisagens do Sul da Espanha
Um tablado com a bailaora Lu Garcia, precursora do ensino de flamenco em Campinas, com seu Centro de Arte Flamenca (CAF), vai acontecer no dia 27 de setembro, no restaurante espanhol Nosotros. O evento integra o calendário de eventos ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia, promovido pela Freeway Viagens e o portal Flamenco Brasil, para promover um novo roteiro para a Andaluzia.
Berço do flamenco, a região da Andaluzia, no Sul da Espanha, é um destino mágico! Visitantes de todas as partes do mundo viajam para essa região em busca de sua luz, suas cidades monumentais, e seu ritmo inconfundível. Para conhecer esse pedaço tão particular da Espanha, sem pressa e como tem de ser, a Freeway Viagens criou um roteiro único, inspirado nos passos do flamenco, que mistura música, dança, arte, arquitetura, gastronomia e, claro, os excelentes azeites e vinhos espanhóis.
A história e a arte flamenca harmonizam com o vinho e a comida nesta viagem que contempla a paixão pelo flamenco e um panorama cultural da Espanha capaz de despertar os cinco sentidos. Um roteiro que dá um baile nos similares, porque conta com a consultoria do Flamenco Brasil, o maior portal brasileiro sobre o tema. Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, o flamenco tem suas raízes na Andaluzia, no final do século 18, e um de seus redutos em Sevilha. Ainda que não exista uma versão sustentável sobre sua origem, acredita-se que tenha surgido nos círculos ciganos, e seguiu mundo afora, por conta da mescla cultural que historicamente aconteceu ali. O nome Andaluzia vem do árabe “Al-Andalus”, que se refire às regiões que estiveram sob o domínio árabe entre 711 e 1492.
Serviço
Tablao Nosotros
Baile: Lu Garcia, Ana Marzagão e Adelita Parra
Quando: domingo (27 de setembro), às 20h
Onde: Restaurante Nosotros – Gastronomia Ibérica y Tapas (Av. Antônio Cezarino, 885, Cambuí, fone: 3243-6019)
Preço: R$ 30 o show + R$ 30 consumação
O destino e o roteiro
A Andaluzia é, hoje, a comunidade autônoma espanhola mais populosa, com mais de 8 milhões de habitantes. Seu clima ameno, na maior parte do ano, e sua fama flamenca a tornam um destino apaixonante e convidativo em todas as estações do ano, com cidades distintas em sua arquitetura, paisagem e gastronomia. Não por acaso, depois de desembarcar em Madri, o roteiro andaluz inicia em Sevilha, capital e maior cidade da região, às margens do rio Guadalquivir. “Sevilla tiene una cosa, que solo tiene Sevilla”, diz a letra de um cante. Com imensa riqueza cultural e patrimonial, Sevilla é a cidade das tapas, do flamenco, e parada essencial para mergulhar na Andaluzia profunda. À noite, o programa é bailar flamenco, com uma aula para iniciantes e iniciados, para depois desfrutar do um espetáculo em um tradicional tablado local.
O encantamento continua em Jerez de la Frontera, de onde vem o famoso vinho Xerez, os belos cavalos e, mais uma vez, a força do flamenco. A arquitetura da cidade é essencialmente influenciada por seu passado árabe e pontuada por tablados onde se pode sentir pulsando forte o ritmo das palmas, do cante, da guitarra e do sapateado. Dali, o destino é a poética Cádiz, onde termina o Mediterrâneo e começa Oceano Atlântico. O vilarejo de casas brancas é rodeado de mar e emoldurado por montanhas. Cádiz foi o cenário do filme flamenco “Amor Brujo”, de Carlos Saura, e oferece uma gastronomia peculiar, com o famoso “pescadito frito” e receitas de frutos do mar.
Granada, por sua vez, esbanja riqueza histórica e abriga o precioso Palácio Alhambra, o ponto alto da famosa cidadela moura, patrimônio da Unesco. Córdoba, a última cidade andaluz do roteiro, impressiona com seu Centro Histórico que faz o visitante voltar um século no tempo, caminhando pela ruelas, e diante da Mesquita Catedral, com sua genial geometria de colunas e arcos. Baena, ao lado, merece uma escapada até uma fazenda de produção de azeites, com degustação, antes de retornar a Madri para el último trago no “Tablaito La Gloria”, um lugar especial para bailar e viver uma experiência flamenca única, ao lado de uma autêntica bailaora. A primeira partida para a Andaluzia, saindo de São Paulo, está programada para maio de 2016. Até lá, nos meses de agosto a novembro de 2015, acontecerão os eventos de flamenco.
O evento integra também a Semana Espanhola, promovida pela Casa de Espanha, de 1 a 9 de outubro, com eventos temáticos em Campinas.