A edição 2015 da Feira Flamenca terá como maestro internacional Alfonso Losa, ministrando workshops durante a Feira e curso intensivo de 7 a 9 de setembro. O flamencólogo Juan Vergillos ministrará uma palestra dia 5 setembro e será realizado o I Certamen Feira Flamenca, nas categorias solo e grupo. Além de todos os participantes do Certamen receberem um feedback do juri formado por Alfonso Losa (categoria grupo) e Juan Vergillos (categoria solo), o primeiro lugar em cada categoria (bailaor solo e coreógrafo grupo) receberá como prêmio 2 semanas de curso no Veranos Flamenco, que é realizado anualmente no Centro Flamenco Amor de Dios, em Madrid.
Programação 2015
Atividades sábado dia 05 de setembro – Milena Malzoni Dance Center
– Oficinas com Ana Paula Campoy, Camila Monte, Eliane Carvalho, Fábio Rodriguez, Flávio Rodrigues, Marilia Cartell, Milene Muñoz, Miri Galeano, Nina Molinero, Silvia Canarim, Vera Alejandra.
– Workshops com Alfonso Losa
– I Certamen solos Feira Flamenca
– Palestra com o flamencólogo Juan Vergillos
– Praça de alimentação com comidas típicas espanholas
– Venda e exposição de artigos
Atividades domingo dia 06 de setembro – Milena Malzoni Dance Center
– Oficinas com Ale Kalaf, Carolina da Mata, Cylla Alonso, Deborah Nefussi, Eliane Carvalho, Luciano Khatib, Miri Galeano, Miguel Alonso, Priscila Grassi, Renata Nunes, Silvia Canarim, Yara Castro, Yuri Cayres
– Workshops com Alfonso Losa
– Tertulia flamenca
– Peña Feira Flamenca
– Praça de alimentação com comidas típicas espanholas
– Venda e exposição de artigos
– Baul Flamenco
Atividades segunda-feira, dia 07 de setembro
– Curso intensivo Alfonso Losa – Cuadra Flamenca
– Certamen e Mostra de Dança – Teatro Itália
Atividades terça-feira e quarta-feira, dias 08 e 09 de setembro
– Curso intensivo Alfonso Losa – Cuadra Flamenca
Sobre a Feira Flamenca
A Feira Flamenca é uma iniciativa da Kabal Produções Artísticas realizada desde 2009 e já teve como maestros internacionais convidados La China, Carmen la Talegona, Pedro Córdoba e Alfonso Losa.. Tem como principais objetivos promover um ambiente de troca, estudo e intercâmbio entre professores, alunos, artistas e amantes da arte flamenca. Com vivênvias que variam entre aulas, palestras, peñas, espetáculos e biblioteca, além de exposição e venda de artigos flamencos e praça de alimentação com comida típica, esperamos você para compartilhar conosco esse trabalho para desenvolvimento do Flamenco no Brasil.
Mais informações, acesse o site da feira.
Sobre Alfonso Losa
Bailarino e coreógrafo, Alfonso Losa começou sua formação nas mãos de Rafael de Córdoba, onde fez seus estudos oficiais de ganhar seu diploma em espanhol e dança flamenca no Conservatório Real de Dança em Madrid com uma classificação de excelente.
Rapidamente ele se especializou em dança flamenca com Manolete, Maria Madalena, Antonio Reyes, Juan Ramirez, Antonio Canales, La China, e os professores Javier Latorre antes de trabalhar como solista na companhia de Ricardo Franco, Manolete, El guitø, Manuela Carrasco, Rafael de Córdoba e Noche Flamenca entre outros. igualemente colaborou com artistas como Ruben Dantas, Enrique de Melchor, La Susi, Gerardo Nunez, Niño Josele, Montse Cortés, Tomatito, Enrique Morente Guadiana.
Em 2000, ele cria seu primeiro show ‘Em Candela’ a estrear com sua empresa no ‘Madrid em Dance “Festival. Em 2005, ele participa como artista convidado da Companhia “Flamenco Noite” para sua turnê pan-americano, e estreou o espetáculo “Flamenco Man” no Japão no mesmo ano. Em 2008, ele colabora com Enrique Morente Omega em seu show e seu novo álbum ‘Pablo de Málaga.
Em 2009 ele estreou seu show ‘Looking Back’ Festival ‘Flamenco Pa Tos’ antes de enviá-lo para festivais como o Festival de Jerez, o Festival Internacional de Las Minas Festival de Milão e La Suma Flamenca entre muitos outros festivais.
No ano seguinte, juntamente com José Maya estréia seu show “Scream” La Bienal de Sevilla e La Suma Flamenca.
Em 2011 ela dançava como artista convidado com o grande guitarrista Tomatito, antes coreografando a parte flamenga do sucesso de público “Magnifico” do diretor austríaco Andre Heller prestígio.
Durante o mesmo ano, ele participou do “Flamenco Tokyo ‘Festival, partilhando o palco com Farruquito, La Moneta, e no Festival de Moscou com Antonio Canales.
Em 2012 Alfonso Losa estréia seu show ‘Camino Flamenco’ em Alburquerque Flamenco Festival combinando-a com “Olhando para trás” em vários outros festivais dentro e fora de Espanha.
Nos últimos anos, ele fez inúmeras colaborações com artistas de diversos horizontes diferentes se aproximam novas tendências cores de dança e sempre combinando-as com o flamenco mais ortodoxa. Destes se aproxima de seu novo projeto ‘- Flamenco Três Tendências’ surgiu.
Sobre Juan Vergillos
Juan Vergillos, é nascido em Madri e atualmente reside em Sevilla. Formado em Filosofia, em Filologia Hispânica e em Gestalt Terapia, realizou seu doutorado em Literatura Espanhola.
Como Flamencólogo, foi Premio Nacional pela Crítica Flamenca da Cátedra de Flamencología de Jerez de la Frontera no ano de 2012. Também recebeu o Premio de Ensayo González Climent pela Fundación Gresol Cultural, Confederación Andaluza de Peñas Flamencas y Fundación FECAC em1998.
Além de seu trabalho como flamencólogo, Juan trabalha diretamente com o mundo do flamenco como crítico, jurado em festivais e também como diretor artístico e roteirista de espetáculos de flamenco.
Em espetáculos, trabalhou com a Cía. Andrés Marín. Foi diretor artístico e roteirista do espetáculo “El cielo de tu boca” , Sevilla, 2008 e roteirista do espetáculo “El alba del último día” Sevilla, 2006.
Em festivais, foi membro do jurado do Festival Internacional do “Cante de las Minas de La Unión” nos anos de 2012 e 2013, um dos principais festivais de flamenco da atualidade. Também foi membro do jurado dos prêmios “Flamenco Hoy” nos anos de 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 y 2012.
Como crítico de flamenco, trabalha no jornal “Diario de Sevilla”, e na revista Acordes de Flamenco, entre outras revistas, emissoras de rádio e televisões locais. Além disso é diretor da revista electrónica vaivenesflamencos.com.
Entre suas mais importantes publicações estão os livros “Conocer el flamenco”, por Signatura, Sevilla, 2002. E “Las rutas del flamenco en Andalucía”, por Fundación Lara, Sevilla, 2006.
Orientações
Para se inscrever nas oficinas, workshops, curso internacional, palestras e adquirir ingressos para Certamen solos e Mostra de dança-Certamen grupos, compre através do Pagseguro. Após a compra, o Pagseguro enviará uma mensagem de confirmação de pagamento, o que automaticamente te inclui na lista da(s) atividade(s) adquirida(s). De 5 a 10 dias antes da Feira você receberá um email com orientações.
As inscrições pelo site se encerrarão dia 15 de agosto. Cada aula tem número limitado de participantes e assim que esse número for atingido, as inscrições são encerradas automaticamente.
Caso haja vagas em atividades que você não tiver se inscrito, podem ser feitas inscrições no horário da atividade, com pagamento em dinheiro ou cheque. Caso você tenha efetuado seu pagamento até 3 dias antes, leve o comprovante de pagamento. Como o Pagseguro demora cerca de 48h para confirmar os pagamentos, pode ser que seu nome ainda não tenha sido incluído nas listas de participação.
Dias 05 e 06 de setembro (sábado e domingo), a exposição para vendas de artigos e stand de alimentação com restaurante Paellas Pepe funcionará das 12h as 20h. Para pagamentos de alimentação, damos preferência para dinheiro e cheque, porém haverá possibilidade de compra com cartão com a máquina do Pagseguro. Recomendamos que você tenha uma segunda alternativa a cartão, pois sabemos que as vezes os sistemas de pagamento com cartão não se mantém estáveis.
No Teatro Itália há serviço de valet para estacionamento. No Milena Malzoni Dance Center há 1 estacionamento nas redondezas, porém na vizinhança há bastante possibilidade para estacionar. Sugerimos combinar carona com outros participantes.
Os ingressos para Certamen solos podem ser retirados durante a Feira no sábado, 05 de setembro. Os ingressos para Mostra de dança/ Certamen grupos podem ser retirados durante a Feira dias 05 ou 06 de setembro ou na bilheteria do Teatro Itália, entre 13h e 15h30 do dia 07 de setembro, data dos espetáculos.
Diferenças entre curso intensivo e workshops:
Curso Internacional – proposta de 03 dias, com material continuado.
Workshop internacional – aula avulsa com abordagem exclusiva para 1 hora de atividade
Turmas com números limitados, acompanhamento com música ao vivo.
A Rádio Baú Flamenco fará a cobertura da Feira Flamenca no dia 06 de setembro, com entrevistas durante a Feira, além de um programa apresentando alguns dos principais discos do Flamenco.
Para inscrever-se no Certamen solos ou grupo ou na Mostra de Dança, envie um email para mostra@feiraflamenca.com.br
– Entrada para não participantes – R$5,00 + 1 kg de alimento não perecível ou 1 artigo flamenco
– Entrada para participantes – 1 kg de alimento não perecível ou 1 artigo flamenco novo ou usado
* (participante é qualquer pessoa que esteja inscrito em alguma atividade paga da Feira, como workshops,curso internacional, oficinas ou palestra). Os artigos flamencos serão doados para o Projeto ASAS, de Florianópolis. Os alimentos serão doados para o Instituto SOPA, Mogi das Cruzes.
ENDEREÇOS
TEATRO ITÁLIA- Av Ipiranga, 344 – Edificio Itália, subsolo – Centro
MILENA MALZONI DANCE CENTER – R Gomes de Carvalho, 448 – V Olimpia
CUADRA FLAMENCA – R Teodoro Sampaio, 1035 – Pinheiros